segunda-feira, 26 de junho de 2017

UMA EXPERIENCIA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO O RECURSO VÍDEO POEMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO.

Por Mauro Maciel

O grupo atuante no Colégio João Paulo II desenvolveu dois módulos de oficinas nos dois níveis de ensino do Colégio, ensino fundamental II e o Ensino Médio. A atividade consistiu em fazer intervenções nas salas, durante as aulas de Língua Portuguesa. A primeira intervenção serviu como sensibilização e chamada dos alunos para participar da oficina.


Nesse momento os bolsistas foram e declamaram o poema “A pesca”, de Afonso Romano de Sant'anna, e a partir da declamação propuseram uma dinâmica de grupo em que, em duplas, tinham que escrever três palavras que, para eles, mais despertaram sua imaginação durante a declamação. Em seguida, cada dupla falou quais palavras tinha escolhido e assim todas as duplas socializaram. No final da atividade, foi explicado para os alunos sobre a proposta da oficina e feito o convite para que participassem. Nas próximas duas aulas, os pibidianos fizeram a intervenção mais voltada às questões técnicas e específicas das gravações dos vídeos-poema. Nesse momento foi explicado para a turma sobre postura, entonação de voz, iluminação, foco da câmera, ruído, espaço etc.


Depois foi apresentado aos alunos exemplos de vídeos-poema prontos para auxiliá-los nas produções. No final foi distribuído poemas para ajudá-los. As produções foram feitas em casa e enviadas aos bolsistas para edição e finalização dos materiais.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário