segunda-feira, 26 de junho de 2017

Oficina de Vídeo poema - Modalidades Textuais

Por Aline Goettems Gripa
Entre os meses de maio e junho deste ano (2017), foram realizadas oficinas no Colégio João Paulo II, nos nonos anos da manhã, pelo grupo de Pibidianos composto por Aline Goettems Gripa, Gabrieli Tais Tillwitz e Marina Maria Conchy Rodrigues. As oficinas nortearam a discussão sobre modalidades textuais, que englobaram muitas discussões que deram rumo para que este trabalho fosse concretizado.
Para ponto de partida, foram utilizados poemas/músicas que serviram como base para sensibilizar os alunos, junto ao conceito de Negritude e Branquitude. Foi explorado com os alunos todo o processo histórico do Brasil, fazendo uma linha no tempo com fatos históricos que movimentaram grandes mudanças até a atualidade. Os alunos mostraram grande desenvoltura com a temática. E quando sensibilizados, foram gravados vídeos nos quais os alunos interpretaram músicas na própria voz.

As gravações foram feitas em sala de aula, com um aluno por vez. Com o projetor, os Pibidianos projetaram uma imagem elegida pela turma, no rosto de cada aluno que sentou-se na cadeira para declamar. O resultado dos vídeos/poemas foi um verdadeiro sucesso. Os alunos sentiram-se felizes assim como os Pibidianos, com o maravilhoso resultado, fruto da
Aluno do 9º B do Colégio João Paulo II, no momento da gravação.  
dedicação de todos.
Com certeza, assim como a imagem projetada na pele os marcou, a experiência de participar desse projeto marcou suas vidas e as nossas, com as discussões construtivas e a produção final, que foi a gravação do vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário