terça-feira, 30 de junho de 2015

Oficina sobre Gênero Dramático


Por Elisandra Maria Moreira


O grupo do PIBID-Letras do Colégio João Paulo II – EFM, encerra suas atividades do semestre 2015.1, realizando a Oficina de Gênero Dramático. As Pibidianas desenvolveram estudos acerca do autor Ariano Suassuna, e a partir dele buscaram trabalhar com o Terceiro ano do Ensino Médio, a obra “O Auto da Compadecida”, umas das obras mais famosas do escritor nordestino.



A mesma aconteceu durante os dias dezessete, vinte, vinte e nove de junho, por meio desta Oficina as bolsistas buscaram iniciar com uma conversa questionado-os e, ao mesmo tempo instigando-os, e levando os alunos a pensarem sobre o gênero em estudo, algumas definições sobre os elementos dramáticos foram explanadas, buscou-se lembrá-los que o ator é um fingidor, alguém que cria ilusões.


Os alunos organizaram uma apresentação teatral, a preparação para esta, aconteceu durante seis aulas de Língua Portuguesa, sendo duas destinadas ao estudo teórico e outras três para ensaio, e adaptações das falas dos personagens, bem como internalização dos papéis propostos. Na última aula os alunos realizaram a apresentação para os demais alunos do Colégio que tinham a disciplina de Língua Portuguesa, naquele horário.


É importante destacar o empenho e dedicação com que os alunos desempenharam suas funções, pois além dos atores, contamos com os responsáveis com o cenário, figurino e som, todos de alguma forma se envolveram com a aplicação da Oficina, o que nos surpreendeu.


Concluímos que trabalhar com Oficina é uma maneira diversificada de ensinar, tendo em vista que no ambiente escolar pouco se é oportunizado trabalhar com Oficinas, e creio que por meio desta, dinamizamos a forma de ensinar, o que é de grande importância, tanto para os alunos quanto para nós enquanto futuros docentes.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário